Podemos cresce no Alto Tietê e ‘assusta’ partidos com mais tradição no eleitorado

Além de conquistar a prefeitura de Mogi, sigla ocupou espaços em outros municípios

Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

O partido Podemos, que elegeu 10 vereadores, um prefeito e três vice-prefeitos nas eleições de 2020 em todo o Alto Tietê está em franca expansão pelo país. Segundo um levantamento feito pelo portal ‘O Antagonista’, que é especializado em política, a legenda obteve um crescimento de 99% em relação ao número de vereadores filiados que foram eleitos em 2016 – 1524 parlamentares em 2020 contra 764 no pleito anterior. Em relação a prefeitos, sucesso ainda maior: 103 eleitos em 2020 ante os 30 de 2016.

Em Arujá, o partido elegeu o vice-prefeito Gilberto Daniel, o Betinho, que vai dirigir a administração municipal ao lado do prefeito eleito Luis Camargo (PSD), o Dr. Luis Camargo. Em 2018, o empresário já havia disputado o cargo de deputado estadual pelo Podemos, obtendo quase 13 mil votos. Ele foi um dos primeiros políticos do Alto Tietê a apostar no sucesso da sigla comandada pela deputada federal Renata Abreu.

“Como a nossa presidente costuma dizer, nessas eleições o partido lançou candidatos a prefeito e vereador que falam a língua de sua gente, que conhecem, vivem e convivem com os problemas e as necessidades dos moradores, e, principalmente, que sabem ouvir a dialogar com todos os segmentos sociais. Por isso é que crescemos tanto”, afirmou Betinho.

O partido também elegeu o prefeito e a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Caio Cunha e Priscila Yamagami (reportagem completa na página 5), o vice-prefeito de Itaquaquecetuba, Edvando Ferreira, o Vando Estouro, além de parlamentares em Ferraz de Vasconcelos (2), Itaquá (3), Mogi (2), Poá (1), Santa Isabel (1) e Suzano (1).

Para Renata, o “eleitor aprova o jeito democrático do Podemos.” “É essa política democrática de parceria que o povo cobrava desde as manifestações de 2013, quando saiu às ruas pra reclamar seu espaço constitucional de decidir além do voto eleitoral. Nós ouvimos as vozes das ruas, e assim nasceu o nosso Podemos, que não é oposição nem situação, não tem lado, mas caminha pra frente e lado a lado com a população”, concluiu.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*