Prefeitura de Itaquaquecetuba irá implantar Clínica Veterinária Popular para cães e gatos

Novo equipamento do município irá tratar inclusive de animais de rua

Por Will Siqueira / Foto: Freepik

A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou nesta semana que implantará na cidade a sua Clínica Veterinária Popular a fim de atender, de forma gratuita, cães e gatos da cidade. Nunca houve essa iniciativa em Itaquá, nas gestões passadas.

Segundo a última campanha de vacinação antirrábica, realizada em 2018, haviam 26.941 cachorros e 6.425 gatos em Itaquá. A estimativa atual é de 100 mil animais no município.

A prefeitura publicou, na última quarta-feira (10), um edital de chamamento público visando à seleção de uma Organização Social que se interesse em “gerir e promover assistência médico-veterinária a cães e gatos do município de Itaquaquecetuba.” O prazo de apresentação de propostas é de até 30 dias a partir da publicação do edital (até o dia 10 de dezembro).

Como justificativa para essa empreitada, o governo da cidade mostra números da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, o qual informa que a quantidade de animais de estimação no Brasil só cresce.

“A população de cães nas casas brasileiras foi estimada em 52,2 milhões, o que indicou uma média de 1,8 por moradia. Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente dois exemplares por domicílio”, relata a pesquisa.

Segundo a prefeitura, a Clínica Veterinária Popular atenderá a população que possui cães e gatos que não tem acesso aos serviços, constituindo-se de baixa renda, promovendo a realização de consultas (priorizando urgências e emergências), exames, tratamento ambulatorial e cirurgias; também aos animais recolhidos pela municipalidade, pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por até de 60 meses, de acordo com a disponibilidade operacional, respeitada a capacidade diária do equipamento [clínica] a ser implantado.

E a clínica atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrega de 20 senhas diárias – retorno em até 30 dias – e atendimento a urgências e emergências.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

7 comentários sobre: “Prefeitura de Itaquaquecetuba irá implantar Clínica Veterinária Popular para cães e gatos

  1. Como faço para participar do quadro de funcionários da futura clínica?

  2. Mais informações sobre a publicação

  3. Bom dia
    Queria mais informações para participar do quadro de funcionário ? Por favor

  4. Bom dia
    Queria saber mais informações para trabalhar na clínica ? Por favor

  5. Queria mais informações para trabalhar na clínica ?

  6. Dou ênfase aos comentários feitos: como fazer parte do quadro de funcionários desse projeto?

  7. Bom dia onde posso castrar minha gata gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*