O prédio contém um acervo histórico que descreve toda a história do município, desde antes da sua fundação
Por Will Siqueira / Fotos: Bruno Arib
A Prefeitura de Suzano inaugurou na tarde dessa terça-feira (14), no centro da cidade, o Casarão da Memória, cujo objetivo é relatar por meio de fotos, utensílios, projetor de imagens e vídeos a história susanense, desde os seus primórdios.
O imóvel – que fica na Rua Campos Salles, 543 –, é alugado e foi totalmente restaurado e reformulado para receber todo o acervo histórico do município. Possui mais de dez cômodos, onde a vida da cidade, em seus mais de 300 anos, está separada por partes. Detalhe: há, inclusive, um elevador para quem necessitar de melhor acessibilidade.
A inauguração teve um miniespetáculo de teatro com atores formados pela Oficina de Teatro de Suzano. Eles descreveram de maneira lúdica e resumida o surgimento do município e o aparecimento dos seus primeiros moradores.
Aliás, a Casa da Memória também é uma homenagem a Antônio Marques Figueira, um português que foi um dos projetistas e fundadores da região central da cidade.
Antes da apresentação teatral, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o vice-prefeito e secretário da Cultura de Suzano, Walmir Pinto, e a diretora de Patrimônio Histórico de Suzano e coordenadora do Casarão da Memória, Rita Paiva, discursaram para a imprensa, a qual foi convidada para a inauguração.