Primeiro delivery zero carbono da América Latina é implementado na região através da Rede Veran Supermercados

Parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade entra em atividade nesta quinta-feira (22), Dia da Terra

Da Redação / Foto: Divulgação

A Rede Veran Supermercados é a primeira da América Latina a reduzir sua emissão de carbono (CO2) no sistema delivery, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, umas das empresas de maior atuação no mercado mundial em neutralização de carbono. A expectativa é neutralizar, num primeiro momento, o equivalente a 5.500 kg de CO2. O start do projeto será nesta quinta-feira (22 de abril), data em que se comemora o Dia da Terra.

O dióxido de carbono é responsável por cerca de 60% do efeito estufa que é lançado no meio ambiente de diversas formas, entre elas pela queima de combustíveis que abastecem veículos. De acordo com a Eccaplan, o setor de logística representa aproximadamente 30% das emissões de CO2 do Estado de SP, e esta iniciativa do Veran é essencial não apenas para mensurar, reduzir e compensar as suas emissões, mas principalmente para engajar seus clientes e o setor varejista nesta importante ação ambiental.

Para o presidente da Eccaplan, Fernando Beltrame, o processo de zerar as emissões de carbono é obtido por meio de uma conta simples: a rota do delivery é monitorada e toda a mercadoria transportada é pesada. Com esses dados é possível conhecer a emissão de carbono proporcionais a cada entrega.

“Por meio do sistema Frete CO2 Neutro geramos ao cliente um relatório com a quantidade de CO2 da sua entrega. O Veran ou o cliente compensam este impacto ambiental com o apoio financeiro a projetos ambientais certificados, que possuem créditos de carbono. Um dos projetos apoiados será o de Preservação Florestal Maísa, localizado no Pará, bioma Amazônico (https://projetos.eventoneutro.com.br/projeto/projeto-maisa), que evita o desmatamento da região e valoriza a floresta em pé”.

A Rede Veran Supermercados está há 51 anos no mercado e ao longo da história coleciona iniciativas de empresa cidadã preocupada com a qualidade do futuro das próximas gerações. O presidente da Rede, Sandro Benelli, explica que o projeto da neutralização do carbono era um desejo antigo da administração e que ganhou vida após estudos de mercado mostrarem a eficiência da iniciativa.

O projeto entra em atividade no momento em que a Rede Veran registra crescimento de 300% da operação do delivery no último ano.  Benelli credita esse comportamento ao fato de que as famílias estão passando mais tempo em casa desde que teve início a recomendação de isolamento social no Brasil – em março do ano passado, devido a pandemia da Covid-19 – e por isso solicitando mais os serviços de delivery que oferecem conforto e segurança.

“As emissões de carbono da nossa frota são pequenas se comparadas a outras grandes empresas de entregas de mercadorias, alimentação e transporte de passageiros que atuam no mundo, mas nem por isso podemos deixar que essa conta acumule. A expectativa é que o serviço de delivery se mantenha em crescimento e diante desse fato assumimos o propósito de zerar a emissão de CO2 nas entregas do sistema de delivery próprio. Queremos reduzir drasticamente os impactos ao meio ambiente e acredito que essa seja a principal estratégia para o ponta pé inicial”.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero (https://souresiduozero.com.br/ ), Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de show, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

A Eccaplan é referência em sustentabilidade e já realizou projetos de neutralização de carbono a mais de 1.500 empresas e eventos, de maneira rápida, transparente, segura e somente com projetos sociais e ambientais que sejam certificados, por isso também certifica as empresas parceiras com o Selo CO2 Neutro, como é o caso da Rede Veran Supermercados. O Selo CO2 Neutro, referente aos fretes de entrega do Veran, pode ser conferido no site www.veran.com.br.

Sobre o Veran

A Rede Veran Supermercados conta com 13 lojas nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Guaianases  – região da Grande São Paulo. Incentive um futuro melhor fazendo compras pelo delivery disponível no site www.veran.com.br e no Aplicativo Cliente V. Acompanhe as ofertas e todas as novidades nas redes sociais.

Serviço

Delivery Veran

Site: www.veran.com.br

Aplicativo Ciente V: disponível para sistemas Android e IOS.

Redes sociais

Instagram: @supemercadosveran

Facebook: Veran Supermercados

LinkedIn: Veran Supemercados

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*