“Problema é que cachorro não vota”

Canil Municipal de Santa Isabel está ao “Deus dará”, criticam os protetores de animais da cidade

Por Giovanna Figueiredo/ Foto: Bruno Arib

Em Santa Isabel, o Canil Municipal está desamparado pelo poder público, reclamam ativistas. Após denúncias de protetores de animais sobre a superlotação e falta de atenção por parte da prefeitura, a GAZETA foi até o local em companhia de uma das protetoras, Ana Paula Silvério, para averiguar a situação.


Ao chegar o cenário encontrado foi de vários cachorros em casinhas para o lado de fora da estrutura do canil. Não houve autorização para a equipe de reportagem entrar nas dependências do canil, mas do lado de fora nota-se que as vasilhas de água e comida são inadequadas, trazidas muitas vezes pelos funcionários da unidade para que os animais não fiquem sem.


“A situação aqui é muito difícil, estou na briga por esse canil há mais de 10 anos, já trabalhei aqui e até agora eles fazem apenas os reparos por cima e em época de eleição. Esses comedouros, por exemplo, estão errados, isso caracteriza maus tratos aos animais por parte do município. Sem contar essas casinhas para o lado de fora”, explicou Ana Paula.


Os funcionários da unidade, que preferiram não se identificar, relataram que por muitas vezes tiram dinheiro do bolso para compra de medicamentos. “Nós trazemos essas vasilhas de casa, às vezes compramos remédio, porque temos amor aos animais.”


De acordo com Ana Paula, o Canil foi construído para abrigar cerca de 70 cães, mas hoje já passa de 100. “Já reclamei em vários lugares, nada muda. Os funcionários aqui são dedicados, mas se a prefeitura não apoia e não dá condições fica difícil trabalhar.”


“Quem não é visto, não é lembrado”. O dito popular se encaixa perfeitamente com a situação do canil, pois o local fica longe do Centro da cidade, na Estrada do Jaguari. “Sem contar que eles não fazem feira de adoção, enche o canil, mas não há adoção”, finalizou a protetora.


Ana Paula acrescentou que já entrou várias vezes com pedidos oficiais na prefeitura, Câmara Municipal e Ministério Público, mas a situação permanece a mesma. Ela e outros protetores da cidade não têm mais meios para cuidar dos animais na rua ou em suas casas.


Para adotar um animal basta entrar em contato com a Secretária de Saúde de Santa Isabel pelo telefone (11) 4656-4444.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*