Programa Alô Mãe Mogiana oferece atendimento para mulheres em período gestacional

O Programa atende pelo telefone SIS 160, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Da Redação / Foto: Divulgação

O Alô Mãe Mogiana é um programa da prefeitura de Mogi das Cruzes que conecta enfermeiras especializadas com gestantes e puérperas (mamães que acabaram que ter bebê) do município. O objetivo é oferecer atendimento à distância para esse grupo de mulheres, prestando esclarecimento às principais dúvidas que costumam surgir durante esse período tão especial, mas que requer um olhar atento e cuidadoso. O atendimento agora é feito pelo telefone 160 de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas e a ligação é gratuita.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, incentiva e facilita a realização do pré-natal na Rede Básica. Ao suspeitar da gravidez, basta que a mulher procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para solicitar o teste e iniciar os procedimentos necessários para garantir uma gestação segura. As consultas e exames de pré-natal permitem a identificação de problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, que precisam de acompanhamentos e tratamentos específicos.

“Além de esclarecer as principais dúvidas as gestantes, o Programa Alô Mãe Mogiana contribui para incentivar o pré-natal”, afirma a coordenadora de Saúde da Mulher e da Criança, Gisele Menichelli.

As enfermeiras do Alô Mãe realizam contato com todas as gestantes algumas semanas após a abertura do pré-natal realizada nas unidades básicas de saúde ou unidades de saúde da família de Mogi das Cruzes. A primeira ligação é uma oportunidade de apresentação do programa que irá acompanhar as gestantes por toda a gestação e período pós-parto.

As moradoras do município de Mogi que tiveram o parto na Santa Casa de Mogi das Cruzes também recebem o contato das enfermeiras, que orientam sobre os cuidados de saúde nesta etapa única na vida de cada mulher e recém-nascido.

A partir do programa, também são gerados dados e indicadores importantes sobre a assistência prestada no município, tanto no acompanhamento de pré-natal, quanto no pós parto. O objetivo é manter uma assistência de qualidade a partir do atendimento preventivo, onde é possível apontar futuras complicações e atuar de maneira efetiva nos casos identificados.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*