Projeto Vivaz, em Santa Isabel, recupera moradores de rua dando abrigo e atenção

Muitos já voltaram para suas famílias e até conseguiram emprego após frequentarem o local

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

Casal de pastores da igreja Encontro com Deus mantém há cinco anos um espaço em Santa Isabel, chamado de Projeto Vivaz, com o objetivo de ajudar pessoas – de ambos os sexos –, que atualmente estão vivendo como moradores em situação de rua.

Rafael Gonçalves da Costa, 32 anos, diretor do Projeto Vivaz, explica como os moradores de rua chegam até o espaço beneficente, localizado na Rua Santíssimo Sacramento, 240, Centro – atrás da Igreja Matriz de Santa Isabel.

“O morador de rua vem, é feito um cadastro, eles ganham uma toalha, vão para o chuveiro, tomam banho, jantam, recebem um cobertor, uma roupa nova, uma cama e dormem. No outro dia, tomam café da manhã e saem para procurar emprego ou distrair a cabeça”, detalha Costa.

O diretor do Projeto Vivaz conta que já chegou a atender até 25 pessoas em situação de rua: 20 apenas para dormir e com alimentação e banhos diários.

“Temos algumas atividades, que é o cine-pipoca, onde damos o filme, a pipoca e o refrigerante; às vezes, recebemos doações de pizza, de cachorro-quente. Temos também o aniversário do morador, fazemos um bolinho, cantamos parabéns, eles choram, é muito emocionante”, relata.

No momento, há 12 assistidos pelo projeto. Eles tomam banho, jantam, dormem e tomam café da manhã no local.

Segundo Costa, muitos dos que frequentaram o espaço já voltaram para o convívio de seus familiares, por intermédio de telefonemas ou conversas entre eles e a direção do Projeto Vivaz.

“Eu tenho aqui pedreiro, padeiro, confeiteiro, pintor. Aqui tivemos uns dez que fizeram faculdade, mas caíram na droga, na bebida”, recorda. “Teve um rapaz que veio de Mogi para cá, mas se desligou e a família já achou que estava morto. E por meio de uma postagem (em redes sociais) que fizemos, a família viu e veio busca-lo”, completa.

“Nós, do Projeto Vivaz, temos a missão de acolher e dar um pouco de dignidade aos nossos irmãos em estado de vulnerabilidade”, diz Tercio Vilela, líder da igreja Encontro com Deus, mantenedora do Projeto Vivaz.

O projeto vive de doações, não somente de alimentos, mas também de roupas, cobertores, alimentos.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*