Região fecha o pior mês da pandemia com mais de 19,3 mil casos ativos de Covid-19

A pior situação está em Poá, cidade em que mais de 56% dos casos registrados estão ativos

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib

Abril foi o pior mês da pandemia no Brasil, quando o país atingiu a marca de 401 mil mortos por Covid-19 e mais de 14,5 milhões de casos confirmados. Do total, 1 milhão seguem ativos. No Alto Tietê, a situação não é diferente: a região já ultrapassou 82 mil casos confirmados da doença, com cerca de 23,4% ainda ativos.

A GAZETA realizou um levantamento para saber quantas pessoas estão com Covid neste momento na região. Foram comparados os dados de casos confirmados, pessoas recuperadas e de óbitos, disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos municípios e compilados pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

Poá está na pior situação. A cidade registrou 6757 casos desde o início da pandemia, sendo que 2670 pessoas já se recuperaram da doença, 272 foram a óbito e 3815 casos estão ativos. Isso representa 56,46% do total. Apesar de a cidade ter vacinado mais de 12% de sua população – número próximo da média regional, que é de 12,8% -, o grande volume de casos positivos na cidade acende um alerta a respeito do combate à doença.

Arujá, Guararema e Salesópolis têm os menores índices de casos ativos. As três cidades estão com números entre 2,4% e 3,6% dos pacientes já confirmados. Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano registraram índices de casos positivos no momento entre 16% e 23,7%, números próximos à média da região. Já Ferraz de Vasconcelos tem 41,5% dos casos em atividade.

Vacinação

O Alto Tietê já aplicou mais de 303 mil doses da vacina contra a Covid-19, e a maior parte da região já tem mais de 10% da população imunizada, exceto Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

Salesópolis lidera o ranking de imunização, pois o município já vacinou 16,25 % da sua população. Em seguida vem Guararema, que tem cerca de 15,75% da população imunizada. Santa Isabel já vacinou mais de 14,2% de sua população, Mogi já aplicou vacinas em 13,9% da população, enquanto Arujá, Biritiba, Poá e Suzano têm cerca de 12% da população imunizada.

A partir de 6 de maio será a vez dos idosos de 60, 61 e 62 anos serem vacinados. Já a partir do dia 10 de maio, a vacinação começa para pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados em uso de imunossupressores. Nesses três grupos serão aplicadas doses em pessoas adultas, na faixa de 18 a 59 anos.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*