Estatística está relacionada ao Codivap, consórcio de prefeitos da região do Vale do Paraíba que reúne 44 municípios – 34 participam do estudo
Por Giovanna Figueiredo / Foto: Laerton Santos
Desde a última semana, o crescimento no número de casos de Covid-19 em Salesópolis tem despertado a atenção da mídia e da população. Diante da situação, a GAZETA conversou com o prefeito Vanderlon Gomes (PL), que explicou o compromisso da cidade com a testagem dos moradores e o consequente aumento nas estatísticas.
“Do Vale do Paraíba somos a terceira cidade que mais testou a população, a qualquer sintoma a orientação é que seja testado, para minimizar o contágio da Covid-19”, explicou o prefeito.
O dado mencionado por Vanderlon é da Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi, a Codivap, que agrega 44 munícipios, dentre eles está Salesópolis.
O ranking divulgado pela Codivap compara o número de habitantes e os testes realizados em 34 municípios do consórcio, dando uma média de testagem a cada mil pessoas.
Salesópolis ocupa a 3°posição, com 618 testes feitos, uma média de 37 por mil habitantes. Estatística maior, por exemplo, que Nazaré Paulista, que é um município com dimensões parecidas com Salesópolis e fez apenas 80 testes, ou seja, quatro a cada mil habitantes.
Até sexta-feira (17), o munícipio já havia confirmado 88 casos de Covid-19, desses oito mortes e 65 pessoas recuperadas. Da região, é a cidade com o menor número de casos.