SAMU 192 Regional Mogi das Cruzes tem efetivo 100% vacinado contra a Covid-19

Quanto maior for o número de pessoas vacinadas, menor o risco de desenvolvimento da doença grave

Da Redação / Foto: Divulgação

Ao ter o seu efetivo de colaboradores do SAMU 192 – Regional Mogi das Cruzes totalmente vacinado traz um certo alento e ocasiona uma segurança tanto de força fisiológica quanto em relação à insegurança psicológica em trabalhar em meio ao caos que se encontra a pandemia atualmente. Além de trazer proteção individual, onde pessoas que poderiam contrair o vírus e desenvolver a doença de forma grave, apresenta menor risco.

Sendo assim, quanto maior for o número de pessoas vacinadas, menor o risco de desenvolvimento da doença grave.

O que é Covid-19?

Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificada pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.

A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.

Quais medidas de proteção estão sendo aplicadas quanto à Covid-19?

Importante ressaltar que, no exercício de 2020 houve um número expressivo de chamados para atender pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Desta feita foi necessário reorganizar os protocolos e treinamentos com foco em capacitar os colaboradores para atendimento no cenário de pandemia por Covid-19, bem como prevenção, transmissão, sintomas, higiene de ambientes, higiene das mãos, uso de EPI (paramentação e desparamentação), fluxo de atendimento a óbito, atestado de óbito e manipulação de cadáver durante a pandemia, conscientização de segurança operacional durante essa fase, além da descontaminação das bases.

Porque mesmo tomando a vacina é preciso continuar seguindo as medidas de saúde pública?

As medidas de higienização das mãos, distanciamento físico e uso de máscara devem permanecer por um bom tempo. Segundo a OMS recomenda, as precauções contra a transmissão da Covid-19 devem ser mantidas mesmo por quem já estiver vacinado, até que as pesquisas sejam conclusivas.

Assim, todas as pessoas que tomarem vacinas precisam continuar mantendo todas as medidas de prevenção, tais como distanciamento físico, uso de máscaras e lavagem das mãos.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*