Samu tem protocolo de atendimento a ocorrências com múltiplas vítimas

Serviço de Urgência e Emergência está sempre à disposição do povo do Alto Tietê

Da Redação / Foto: Divulgação

Um acidente ocorrido no último domingo (7), na Rodovia Mogi-Bertioga, mais uma vez chamou a atenção para a importância do trabalho coordenado entre Samu, Bombeiros e outros profissionais socorristas. Com mais de 35 pessoas a bordo, um micro-ônibus de turismo, que seguia de Guarulhos para o litoral, tombou e deixou ao menos 34 pessoas feridas, além do óbito de uma mulher de 36 anos.

Na ocasião, equipes do Samu de Bertioga, do Corpo de Bombeiros e socorristas da Riviera de São Lourenço foram para o local socorrer as vítimas do acidente. Sempre de prontidão, o Samu 192 Regional Mogi das Cruzes também se colocou à disposição para prestar atendimentos.

O diretor do Samu de Mogi, Romualdo Ribeiro Rosa, explicou que as equipes que atuam nos serviços de urgência e emergência possuem um “Plano de Contingência de Proteção a Incidente com Múltiplas Vítimas” para ocorrências de maior gravidade, como a ocorrida na Mogi-Bertioga. Segundo ele, o protocolo operacional estabelece resposta rápida, coordenada e efetiva, sempre visando o menor impacto às vítimas envolvidas no caso.

Para que o socorro seja prestado com sucesso, é necessário que o trabalho se divida entre triagem, tratamento e transporte, além da comunicação e organização durante o atendimento. Para tanto, são necessários equipamentos específicos, além de um coordenador médico, um coordenador operacional para chefiar as atividades de saúde e um coordenador operacional que comande as atividades de salvamento.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*