São Sebastião oferece o segundo melhor ‘acesso à saúde pública’ de São Paulo, avalia o Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios

Posição de destaque consta em estudo nacional que avalia competitividade dos municípios brasileiros e qualidade dos serviços prestados à população

Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

Duas semanas após a Prefeitura de São Sebastião inaugurar o Hospital de Clínicas da Costa Sul, no bairro de Boiçucanga, o município obteve mais uma boa notícia relacionada à rede municipal de saúde: a cidade está no topo da primeira edição do Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios no quesito “acesso à saúde”. O estudo pode ser consultado no link https://www.clp.org.br/.

Segundo o ranking do CLP, o tema saúde foi dividido em dois pilares (acesso e qualidade), tendo em vista a relevância do assunto como condição básica para mensurar bem estar da população e a efetividade da função governamental na área da saúde.

“Ademais, a divisão nestes dois pilares tem o propósito de contrabalancear um eventual bom desempenho municipal em fornecer serviços de saúde, sendo, porém, estes serviços de baixa qualidade. Um município que cumpre a missão de garantir saúde à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço”, reforça o relatório.

Nesse sentido, São Sebastião se destaca por ocupar a primeira colocação em dois indicadores (cobertura da atenção básica e cobertura vacinais), mas o desempenho mediano em atendimento pré-natal (75ª colocação) é o fator que justifica o município não estar na primeira colocação no pilar.

Fonte: Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios

No ranking geral dos municípios do Estado de São Paulo, São Sebastião terminou na 59ª posição.

Entenda o estudo

O estudo, que foi realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceira com a Gove Digital e o Sebrae, apresenta resultados detalhados de 405 municípios do país com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Nenhum comentário sobre: “São Sebastião oferece o segundo melhor ‘acesso à saúde pública’ de São Paulo, avalia o Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios

  1. Felicidade ver que temos uma saúde exemplar parabéns ao gestor de São Sebastião por todas as obras realizadas e de especial ao hospital de boissucanga , parabéns prefeito Felipe Augusto
    Estamos juntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*