Secretaria de Transparência da Câmara será comandada por Roberto de Lucena

Dentre as funções, Secretaria vai supervisionar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação

Da Redação / Foto: Divulgação

Foi lançada, na quarta-feira (15), em cerimônia na Câmara dos Deputados, a Secretaria da Transparência da Casa. Iniciativa inédita na Câmara, a pasta terá como secretário o deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP). O evento também celebrou o aniversário de 8 anos de criação da Lei de Acesso à Informação (12.527/11). 

“A Secretaria nasce de uma decisão da Câmara de discutir os temas de frente com a sociedade, olho no olho. A Casa já é uma referência nacional e internacional quando se fala em transparência e agora vamos aprimorar ainda mais essas ferramentas para que possamos organizar, catalogar todas as informações que a sociedade deseja”, destacou o deputado.

A Secretaria da Transparência terá entre suas funções supervisionar o cumprimento da LAI (Lei de Acesso à Informação), promover a cultura da transparência na Casa, nos demais Poderes e na sociedade civil, propor medidas de aprimoramento da legislação, acesso à informação e controle social da administração pública.

Promoverá ainda pesquisas e estudos para o uso da tecnologia de informação visando maior transparência no Parlamento. Uma de suas metas é também unificar e padronizar os portais da transparência dos três Poderes.

“Vamos usar todas as ferramentas de maneira especial, a tecnologia da informação para aproximar ainda mais a Câmara, da sociedade. É o desejo do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), de todo o colegiado da Câmara. É um dia de grande vitória para o Parlamento e para o Brasil em geral”, finalizou o deputado paulista.  

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*