Serráqueos: Documentário sobre a Serra do Itapeti

A produção traz moradores do local, pesquisadores e muito mais

Da Redação / Foto: Produção Serráqueos – Divulgação

A Serra do Itapeti um patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano, é protagonista do documentário Serráqueos, que retrata as riquezas dos 5,2 mil hectares de extensão, a exuberância da fauna, flora e mananciais, bem como a relação com a comunidade local e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações.

A Serra do Itapeti é uma APA (Área de Proteção Ambiental), aliás uma das poucas preservadas no Estado de São Paulo, mas mesmo com toda legislação, a região ainda sofre com problemas em relação a sua preservação.

Além de moradores que fazem da Serra sua casa durante gerações, o documentário também ouviu pesquisadores e pessoas apaixonadas pela paisagem que se tornou um dos símbolos de Mogi das Cruzes.

A ideia é contar um pouco da história dessas pessoas, voltar os olhos aos problemas e virtudes da Serra, e discutir novos pontos de vistas e soluções capazes de preservá-la. Conscientizando, principalmente os jovens, pois é a nova geração que manterá esse patrimônio preservado, tanto no aspecto ambiental quanto cultural. O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, a Gruta de Santa Terezinha, o Pico do Urubu, capelas, alambiques e outras propriedades particulares, são alguns dos lugares explorados.

Confira o trailer do documentário

Contrapartida

Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da LIC (Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Colégio Santa Mônica, Quasar Transporte e Logística, Colégio Gutenberg e apoio do Veran Supermercados, BigFish Comunicação e Thor Drones. O filme deve ser exibido em sessões abertas ao público em Mogi e região, além de escola e eventualmente festivais de cinema. O projeto também prevê a realização de oficinas culturais de Produção para Documentário em escolas ou centros culturais do Alto Tietê.

Ficha Técnica

O curta tem direção de Rodrigo Campos, assistência de direção de Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Geraldo Arcanjo, Alex Salti e Adriano Lourijola, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem e finalização de Leonardo Scavone.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*