Subseção da OAB em Itaquá retoma lutas sociais com ações nos bairros

Entidade vai aos bairros e às escolas para garantir os direitos do cidadão

Da Redação / Foto: Marcelo Fontes

Toda vez que se recorda da maneira como ingressou no Direito, o atual presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itaquaquecetuba, Jairo Saturnino Mendes, faz questão de contextualizar: “Tive uma infância pobre, mas descobri, como advogado, que todo cidadão por mais simples que seja, precisa ter os seus direitos resguardados.”

É com esse espírito que o paulistano radicado em Itaquaquecetuba desde os 15 anos tem dirigido a subseção local. Presidente da entidade local há cerca de 8 meses, Mendes destacou, em entrevista à GAZETA, todas as atividades que vem colocando em prática. “Sempre com o auxílio da diretoria da subseção da OAB em Itaquá e dos demais colegas da cidade, além, é claro, com o apoio do presidente da Seção São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos.”

No bate-papo, o advogado destacou os principais feitos do seu mandato. “Estamos com dois projetos que unem o advogado à sociedade. O ‘OAB vai à Escola’, por meio do qual levamos noções de sociedade à criança, e o ‘OAB vai ao bairro’, oportunidade em que a entidade exerce o seu papel de cidadania quando compartilha com os moradores o direito de consumidor, a propriedade, o direito eleitoral, entre outras questões”, acrescenta.

Esse presidente também é responsável pela conquista de um terreno para construção da nova Casa do Advogado. “Esperamos entregar a nova sede em 2 anos.” Outras atividades de destaque são as lutas da subseção contra o descaso dos serviços dos Correios e do Banco Caixa Econômica Federal.

“No dia 23, por exemplo, temos uma reunião com a Caixa para que ela resolva, de uma vez por todas, a situação da fila de pessoas que ficam aguardando horas por atendimento do banco. Temos também a luta contra os Correios, que tem obrigado a população a pagar taxas sem realizar as entregas nas residências. Conseguimos, através da Subseção, que o presidente do Procon, Fernando Capez, aplicasse multa à empresa por conta do problema. E seguimos acompanhando isso”, concluiu o presidente da OAB de Itaquá.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.