Tenda Caminho das Pedras abre calendário umbandista com festa de Oxóssi

Festa foi regada a frutas, músicas, e muita alegria

Por Gabriel Dias / Foto: Bruno Arib

Foi no último dia 25 que a Tenda Caminho das Pedras, em Mogi das Cruzes, celebrou uma das datas mais especiais no seu calendário umbandista: a Festa de Oxóssi, uma divindade ligada ao conhecimento e a floresta – espécie de padroeiro não só dos caçadores, mas dos trabalhadores em geral que saem de suas casas em busca de sustento para suas famílias.

A cerimônia que começou por volta das 20h do sábado, reuniu inúmeras pessoas na casa da Babalorixá Gislene Santos.

Rodeada pelos filhos da casa, Mãe Gislene procedeu com tudo o que manda no ritual. Lançou folhas de eucalipto aos ares como forma de limpar o ambiente e purificou com incenso a base de sete ervas o início da festa – outra maneira de elevar as orações e boas energias.

Aos cânticos do atabaque, as primeiras entidades foram baixando em terra. Ogum e Oxóssi foram um dos primeiros a visitar a tenda. Em seguida, boiadeiro deu à luz de sua presença e a partir daí a festa tomou sua forma mais alegre.

Ainda que objetivo nas palavras, e de jeito um pouco fechado e de quase nenhuma risada, boiadeiro conversava com as pessoas e dava conselhos únicos, como forma de ajudar quem precisava de luz no caminho.

A festa levou horas para chegar ao final, com posse de um forte e imponente coro que não parava de cantar as músicas típicas da religião nem por um minuto, as entidades dançavam e pareciam se divertir no meio de plano carnal.

Pessoas que buscavam ajuda passaram a sentir as energias positivas que rondavam o local e nelas passaram a entender que cada entidade em terra se fazia presente apenas para ajudar. Ao final da festa, boiadeiro diz: “Que a casa de vocês tenha prosperidade e muita Luz”.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*