Um milhão de vidas atendidas em dez anos: é o trabalho diário do Samu Mogi das Cruzes

O Samu 192 Regional Mogi das Cruzes está completando dez anos de existência

Da Redação / Foto: Bruno Arib

Um milhão de vidas atendidas, 24 horas por dia, sete dias por semana, uma área geográfica de cobertura de 3 mil km², mais de 700 mil habitantes. Uma década de desafios e de conquistas.

O Samu 192 Regional Mogi das Cruzes está completando dez anos de existência. Fundada em 19 de setembro de 2011, a instituição já atendeu milhares de vítimas nos seis municípios consorciados do Alto Tietê: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Isabel, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Durante esses dez anos, foram instituídas muitas ações internas para melhorar ainda mais a capacidade de atendimento da unidade e dos profissionais envolvidos no atendimento aos munícipes; dentre elas, treinamentos internos para os colaboradores em diversas áreas relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência, inclusive a criação do protocolo de enfrentamento ao vírus SARS-CoV-2 (coronavírus), em 2020.

A estruturação de áreas imprescindíveis como o CME (Central de Matérias e Equipamentos); revitalização da Base Central, no bairro Shangai, em Mogi das Cruzes; integração com outras ferramentas de saúde que atuam diretamente no atendimento às urgências, entre outras diversas ações realizadas ao longo desses dez anos.

Em meio às mudanças executadas nesse período para melhorar seu atendimento, o Samu 192 Regional Mogi das Cruzes fez uma adequação da estrutura interna da ambulância com proteção (envelopamento) dos materiais e equipamentos e a inclusão do macacão Tyvek em ocorrências envolvendo vítimas contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2. Também implantou uma nova área externa para guarda de macacões e botas.

“A pandemia da Covid-19 colocou à prova todo nosso treinamento, e vimos, aí, nossa capacidade de se reinventar. Pois é: o Samu é, sim, diferente. Temos nossos altos e baixos, mas estamos aqui para fazer nosso melhor, com a alma, com empenho e dedicação. Cada um, aqui, dedica parte da vida para cuidar de vidas”, declarou o enfermeiro José Luiz Pezzuol.

O diretor do Samu, Romualdo Ribeiro Rosa, comentou: “Hoje, temos um Samu diferenciado, que trás ótimas condições para os profissionais que atuam nas ocorrências. Possuímos equipamentos de proteção individuais, ambulâncias, equipamentos médicos e insumos próprios ao tipo de atendimento no âmbito pré- hospitalar. É notório para nós, na linha de evolução do tempo, os ganhos na qualidade que obtivemos no decorrer desses anos que se passaram. Salvar vidas é uma das melhores missões dada, fazemos com muito amor e dedicação.”

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*