UPA do Caiuby, em Itaquá, recebe cinco respiradores e desafoga Hospital Santa Marcelina

Equipamentos serão utilizados em leitos intermediários para atendimentos às vítimas da Covid-19

Por Lailson Nascimento / Fotos: Bruno Arib

A UPA do Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba, recebeu cinco respiradores na tarde de hoje (28). Solicitados pela vereadora Adriana Félix (PL), a Adriana do Hospital, os aparelhos foram encaminhados para a cidade pelo Governo Federal após o intermédio do deputado federal Marcio Alvino (PL).

Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Silmara do Carmo Pereira, os equipamentos vão cumprir papel fundamental para que a cidade siga avançando na flexibilização da quarentena: eles vão auxiliar o Hospital Santa Marcelina, que possui 62 leitos para casos de Covid-19 – com 22 de UTI e 40 de enfermaria – e cuja taxa de ocupação era de 73% até segunda-feira (27).  

“Com a chegada dos respiradores, a gente evita a ida de pacientes para a UTI [do Santa Marcelina], então ajuda a desafogar a demanda do hospital. Muitos que passam pelo processo de suporte ventilatório conseguem ter alta e daqui [da UPA] vão para casa, sem precisar passar por outros serviços hospitalares. Os respiradores que recebemos hoje vão equipar leitos de suporte intermediário, sem precisar lotar o hospital”, explicou a secretária-adjunta.

O titular da Pasta, William Harada, havia adiantado o planejamento de integração de atendimentos entre a municipalidade e o Santa Marcelina no dia 13, quando concedeu entrevista transmitida ao vivo pela página da GAZETA.

Desde meados de junho a UPA do Jardim Caiuby funciona como central de referência e hospital de campanha para pacientes infectados com Covid-19. O espaço está equipado com um túnel de desinfecção, tomógrafo, leitos, respiradores e monitores multiparâmetros.

Vereadora destaca apoio dos deputados do PL  

Dos oito respiradores solicitados por Marcio Alvino para o Alto Tietê, cinco foram destinados para Itaquá. Já André do Prado destinou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil na área da saúde, liberada pelo Governo do Estado. O recurso foi utilizado para fazer o enfrentamento ao novo coronavírus no município na compra de medicamentos e materiais utilizados pelos profissionais de saúde.

Segundo Adriana do Hospital, os parlamentares seguem atendendo as demandas da cidade.

Adriana do Hospital entrega pedidos aos deputados André do Prado e Marcio Alvino

“Assim que começou essa questão do coronavírus eu procurei os dois deputados e eles atenderam o nosso pedido. A família PL tem muito empenho e dedicação com a nossa cidade. Os cinco respiradores estão aí, mas aproveitamos a visita dos parlamentares para pedir mais melhorias para a nossa cidade. Queremos a duplicação do Buraco do Gibi e a duplicação da Estrada de Santa Isabel (SP-56). Seguimos contando com o apoio dos dois”, concluiu Adriana.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*