Vereador recorrerá ao DER para diminuir enchentes no Josely, em Itaquaquecetuba

Atualmente, dois tubos considerados estreitos permitem que o córrego atravesse a Mogi-Dutra por baixo da via. Fotos: Lailson Nascimento (tubos) e Renan Xavier (vereador)

 

Por Lailson Nascimento

De Itaquá

 

O vereador de Itaquaquecetuba, Roberto Carlos do Nascimento Tito (PT), o Carlinhos da Minercal, cobra auxílio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para minimizar os efeitos das enchentes em residências do Jardim Josely. Ainda este mês, o vereador pretende marcar uma visita de técnicos do órgão estadual no bairro. Dessa maneira, Minercal entende que será mais fácil convencê-los da necessidade do aumento da vazão do Córrego do Ribeiro no trecho que atravessa a rodovia Pedro Eroles (SP-88), a popular Mogi-Dutra.

Atualmente, dois tubos considerados estreitos permitem que o córrego atravesse a Mogi-Dutra por baixo da via. Entretanto, quando o volume de chuva é intenso, os tubos não são suficientes para a vazão normal, causando alagamentos na várzea do córrego, como ocorreu na madrugada do dia 10. Na ocasião, pelo menos 30 residências foram invadidas pelas águas do córrego. Um dos afetados foi o inspetor de qualidade Wilson Aparecido Rodrigues. “Minha casa ficou com um metro de água, isso porque ela é mais alta em relação a outras que também sofreram o mesmo problema. Perdemos móveis, eletrodomésticos, alimentos. E não é a primeira vez que isso acontece”, contou.

Para Minercal, o problema só não foi mais grave porque, no ano passado, o córrego recebeu quatro limpezas completas. “Mesmo assim, os dois tubos não absorveram toda a água, o que motivou a enchente. Por isso mesmo vou solicitar ao DER que se coloque tubos maiores no local, além de manter a limpeza periódica do córrego. É importante que a população pare de jogar lixo no córrego, porque senão não há limpeza e tubo que solucione o problema”, advertiu.

Itaquá_Carlinhos Minercal - foto 2 @renanxavier

 

 

 

 

 

Retorno

Outra dificuldade enfrentada pelos moradores do Josely está relacionada ao acesso dos veículos à Mogi-Dutra. Depois que o DER implantou sinalização viária mais rígida na entrada do bairro, os motoristas são obrigados a percorrer 14 quilômetros para encontrar o retorno mais próximo. Para minimizar o problema, Minercal irá pedir a implantação de lombadas na rodovia, para que o caminho de 14 quilômetros seja encurtado e a segurança dos usuários da via aumente.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*