Vereadores de Mogi pedem retomada de cirurgias eletivas nos hospitais do município

Na sessão de quarta-feira, os parlamentares também falaram sobre a Orquestra Sinfônica da cidade

Da Redação / Foto: CMMC – Divulgação

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária de quarta-feira (17), a Moção 10/2021, apresentada pelo presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD). A propositura pede ao governador João Doria (PSDB) que o Estado torne o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti em uma unidade referência no tratamento da Covid-19 na região do Alto Tietê e libere o Hospital Luzia de Pinho Melo e o Hospital Municipal Filho para a realização de cirurgias eletivas e demais procedimentos médicos, suspensos por conta da pandemia da Covid-19.

“Sabemos que o Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti possui uma ala nova com 60 leitos concluídos, que podem atender as internações por conta da Covid-19 no Alto Tietê, possibilitando que os referidos hospitais retomem as suas atividades anteriores, atendendo às demandas da população”, argumentou Rezende.

Há onze meses o Hospital Municipal está funcionando como uma unidade de saúde referência no combate ao novo coronavírus, suspendendo outros atendimentos médicos. O mesmo aconteceu com o Hospital Luzia de Pinho Melo que, desde o mês passado, passou a atender apenas casos de urgência e emergência e está com sua UTI ocupada por pacientes com a Covid-19.

Cultura

Na mesma sessão, o Legislativo aprovou a Moção 08/2021, de autoria dos vereadores Francimário Vieira Farofa (PL), o Farofa, Edson Santos (PSD) e José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz. O documento pede ao prefeito Caio Cunha (PODE) pela renovação do contrato com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, no projeto “Pequenos Músicos, Primeiros Acordes nas Escolas”. O contrato com a Orquestra, responsável pelo Projeto, encerrou em dezembro de 2020 e não foi renovado.

Em um vídeo disponibilizado no Facebook, Caio Cunha explicou que o projeto não acabou e garantiu que ele será ampliado. O prefeito ainda falou que o trabalho necessita de algumas adequações contratuais e por isso não foi renovado.

O projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011, oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para mais de 10 mil alunos de 15 escolas municipais.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*