Visita do Governador – 1717

Acompanhe a quinta matéria da série “Origens de Itaquaquecetuba”

Por Cláudio Sousa / Foto: Divulgação

O nobre português Pedro Miguel de Almeida Portugal (1688-1756), O Conde Assumar, foi nomeado pela coroa portuguesa, em 1717, Governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. O Conde de Assumar partindo de São Paulo passou pela Igreja da Penha, pela Aldeia de São Miguel e chegou à Aldeia de Nossa Senhora da Ajuda de Itaquaquecetuba no dia 30 de setembro de 1717, administrada pelos padres jesuítas. Em Vila Rica comandou a repressão contra a Revolta de Felipe dos Santos (1720). Segue o trecho referente à passagem por Itaquaquecetuba, com a grafia atualizada, do diário da viagem “Do Rio de Janeiro a Vila Rica”:

30 Acompanharam a sua Excelência o dito Padre e os dois Paulistas, que até ali tinham feito uma légua até encontrar com dois Padres da Companhia [de Jesus], que eram administradores de uma Aldeia de Índios, que ficava mais adiante, e despedindo-se sua Excelênciadeles continuou a jornada até Aldeia aonde o receberam os Índios com umas danças, a modo das que fazem as regateiras com os arcos, e com esta música adiante, se apeou sua Excelência na Igreja a fazer oração, e ali se deteve até ter passado os cavalos, e toda a comitiva o Rio Tete [Tietê], que é bastantemente caudaloso, e despedindo-se despois dos Padres [jesuítas] continuou a jornada na cadeirinha todo o dia, para cujo efeito vinham 20 [índios] carijós, que não se podendo acomodar com os coxins a traziam entre quatro em cima dos ombros a modo de Andor.” (Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro: 1939, no 3, p. 306). Ilustração: Manoel Victor Filho (GRINBERG, Isaac. Viajantes Ilustres em Mogi das Cruzes. São Paulo, S.C.P.: 1992, p. 41)

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.