Vista Linda só no nome: moradores sofrem com a falta de infraestrutura no bairro de Bertioga

A situação do bairro é tão ruim que moradores classificam obras como ‘caos’

Por Will Siqueira / Fotos: Bruno Arib

A Prefeitura de Bertioga, gestão Caio Matheus (PSDB), mais uma vez é alvo de críticas da população mais carente da cidade. A infraestrutura urbana é um dos grandes problemas do município – falta de pavimentação asfáltica, de calçadas e guias, de galerias de esgoto, falta de segurança, promessa não cumprida de construção da rodoviária etc –, e a população do bairro Vista Linda é a que está sofrendo dessa vez.

O LEIA entrevistou, na sexta (11), o presidente da Associação de Moradores e Amigos das Chácaras, Mirão da Vista Linda, e, segundo ele, os moradores do bairro estão reivindicando há muito tempo melhorias no local.

“São diversas reivindicações. Vou dar o exemplo da Rua Nicolau Miguel Obeidi. Essa obra (de pavimentação da rua) começou há seis meses e faz dois meses que ‘não sai do lugar’, trazendo transtornos às pessoas, quando chove é um Deus nos acuda”, advertiu.

“A nossa rodoviária, que foi promessa de campanha do atual prefeito, que ia inaugurá-la no primeiro ano (de mandato) e, até hoje, não fizeram nada. A gente tem muita reclamação de todos os moradores na questão da segurança, são muitos roubos de casas”, enfatizou Mirão.

Referente à péssima situação das ruas do bairro, ele disse que são “ruas com valas a céu aberto, a pavimentação é muito precária; quando chove, mal você consegue chegar a sua casa.” “É um bairro onde mais de 70% (dos moradores, segundo ele) não têm água, não têm luz”, afirmou.

Para Mirão, a prefeitura está executando obras nos bairros mais carentes do município nesse momento – faltando pouco mais de dois meses para a eleição – a fim de mostrar serviço, já que o atual prefeito busca se reeleger.

“É para enganar as pessoas. São obras eleitoreiras e a gente sabe disso. Só promete e nada faz, infelizmente”, lamentou.

A maioria dos moradores do Vista Linda que deu entrevista à reportagem confirmou as reivindicações feitas à Prefeitura de Bertioga as quais foram citadas pelo presidente da associação.

O segurança Fabiano de Jesus Henriques, 45 anos, disse que a pavimentação das ruas da região já era para ter sido executada faz tempo e lembrou também da importância de se ter uma boa rede de esgoto, primordial em qualquer lugar.

“O pessoal (prefeitura) está mexendo agora, mas a rede de esgoto é muito importante para o nosso bairro, o Vista Linda está precisando”, lamentou.

E não é apenas quem mora em Bertioga que reclama da prefeitura, mas também as pessoas de outras localidades que possuem casa na cidade. É o caso do contador Darí Soares Junior, 61, de São Paulo:

“A gente tem muita dificuldade aqui com a higiene, falta de segurança; se você vier aqui num domingo, vai ver o que é sujeira, é infernal, não dá.”

Com relação à segurança, o contador fez questão de frisar que “minha casa já foi furtada várias vezes, a gente tem dificuldade aqui.” Ele e sua esposa possuem a casa em Bertioga já faz alguns anos.

A falta de asfalto ou um calçamento nas ruas de Vista Linda também é um transtorno para Darí:

“Agora que estão mexendo. Por enquanto, estão só colocando sarjeta, o asfalto não vi nada ainda”, reclamou.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*