Walter Tajiri faz balanço do seu primeiro ano de gestão

Prefeito de Biritiba se apresenta como pré-candidato à reeleição

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib

O prefeito de Biritiba Mirim, Walter Tajiri (PTB), completou no mês passado um ano à frente da administração municipal. A GAZETA esteve na cidade e bateu um papo com o chefe do executivo, que fez um balanço da sua gestão, falou sobre obras paradas e confirmou a sua pré-candidatura para 2020. Confira:

Gazeta Regional (GR): Prefeito, para começar, faça um balanço do primeiro ano da sua gestão.

Walter Tajiri: Como todos sabem, nós pegamos a prefeitura numa situação difícil, mas já conseguimos fazer bastante coisas. Por exemplo, conseguimos deixar a cidade mais iluminada e fizemos a troca de lâmpadas. Logo que assumimos fizemos a inauguração do Centro do Idoso e da Praça Ayrton Senna. Concluímos as obras de ampliação da EMEI Pedro Henrique e a pavimentação da Rua 31 de Março e 25 de Janeiro no Jardim Yoneda. Nós estamos conseguindo retomar obras e verbas que estavam paradas.

Estamos para iniciar a pavimentação de algumas ruas da Cruz das Almas, e há outras ruas sendo pavimentadas, na Nova Biritiba e no Jardim dos Eucaliptos. Enviamos alguns projetos em busca de verbas para outras ruas, como a Luiz Vaz de Camões e Guerra Junqueira. Realizamos o primeiro Plano Municipal de Saneamento Básico, estamos nas tratativas finais para realização da Regularização Fundiária nos bairros Santo Antônio I e II e no Vista Linda. Temos também outras diversas ações nas demais pastas da prefeitura.

GR: E na Saúde?

Tajiri: Na saúde tivemos a troca da OSS (Organização Social de Saúde) que administrava o PA (Pronto Atendimento) e o atendimento melhorou bastante, hoje fazemos cerca de 9 mil atendimentos mensais. Vieram novos médicos do Programa Mais Médicos e adquirimos dois carros para a Secretaria de Saúde. Para o Ambulatório de Saúde Mental houve as contratações de um psiquiatra, psicólogo e neurologista. Fizemos uma parceria com a AACD de Mogi para que as pessoas possam ser atendidas mais próximo, pois antes eles tinham que se deslocar até São Paulo. Entre outras coisas, nós avançamos muito nessa área de saúde.

GR: Publicamos uma reportagem recentemente abordando a questão das obras paradas na cidade. O que o senhor tem feito para mudar esse cenário?

Tajiri: A UBS do Castellano estamos tentando resolver algumas questões junto à Cetesb para poder inaugurar. A creche do Jardim dos Eucaliptos já fizemos algumas reuniões e estamos tentando resolver também. A quadra da Nova Biritiba é um outro problema, a empresa informou que tem uma questão estrutural lá, mas estamos trabalhando para conseguir retomar as obras. Têm outras como Academia do Idoso do KM 18, parque linear e trecho I e II do Nirvana, que também estamos lutando para que sejam retomadas.

GR: Em uma matéria publicada pela GAZETA a população se mostrou insatisfeita para com o transporte municipal. Como o senhor enxerga essa questão?

Tajiri: Esse transporte foi feito um contrato experimental, porque a prefeitura não tem condições de subsidiar agora. Mas o número de passageiros está crescendo e, segundo o dono da empresa, conforme for aumentando os passageiros, ele vai melhorando a qualidade.

GR: Para as eleições de 2020, o senhor se coloca como pré-candidato à reeleição?

Tajiri: Sim, me coloco como pré-candidato. Exatamente porque tenho muitos projetos para realizar.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.