Zé Biruta promete, não cumpre e população reprova o seu governo

Povo reclama do prefeito de Ferraz de Vasconcelos e plano de governo fica sem concretização

Por Gabriel Dias / Fotos: Bruno Arib

Ao tomar posse da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em janeiro de 2017, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, prometeu uma “Gestão 10” e uma “política de resultado” baseada no “respeito”, no entanto, das variadas promessas que o gestor fez em seu Plano de Governo, muita coisa ainda não foi vista pelos moradores de Ferraz.

Em um dos casos, na área da Saúde, o prefeito prometeu adequar e fazer manutenções de estruturas físicas, no entanto, o básico, segundo os moradores da cidade, não é feito. A reportagem constatou uma semana atrás por exemplo, que a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Paulo está com pinturas desgastadas, mato alto e os resíduos da unidade são colocados na própria entrada da UBS, onde as famílias aguardam os pacientes.

Perto dali a UBS do bairro Castelo também está com pinturas desgastadas, bocais de tomadas com fios aparentes, mato alto, cachorros que ficam dentro da unidade, bancos jogados no canto externo do prédio, e também, notoriamente, parte da estrutura externa onde fica um pequeno e insalubre jardim está comprometida, além de muito lixo. Os resíduos sólidos produzidos pela UBS também são dispensados na entrada da unidade. Para completar as grades de proteção do local estão tortas.

Alex Corrêa, 45 anos, ao ser questionado se considera como 10 a gestão de Zé Biruta, como está dito no Plano de Governo, responde: “É uma decepção, as UBSs da cidade nunca foram reformadas”, e brinca: “Biruta está dez-classificado.”

Assim como Corrêa, outros moradores da cidade entrevistados pela GAZETA criticaram a gestão de Zé Biruta, e muitos ao darem uma nota para a qualidade da gestão intercalaram entre zero e menos zero. Até duas funcionárias públicas que não se identificaram também desaprovam Biruta.

Saúde

Zé Biruta prometeu a “ampliação do Centro de Fisioterapia” da cidade, no entanto, a reportagem constatou que o prédio não passou por ampliação, ao contrário, ele foi levado de um espaço para outro, e que segundo moradores, continua pequeno e sem previsão para aumentar.

Marta mora próximo ao centro de fisioterapia e diz que há 3 anos o espaço está abandonado. A unidade também fica no bairro Jardim Castelo. A reportagem constatou que na entrada do Centro de Fisioterapia há buracos no chão e não tem nenhuma placa identificando o que é ou quais atendimentos são feitos naquele espaço.

Biruta também prometeu ampliar os postos de Saúde construídos em suas primeiras gestões – entre os anos de 93 a 96 e de 2001 a 2004 -, no entanto, ninguém soube dizer se realmente estas unidades foram ampliadas ou receberam algum tipo de manutenção.

Educação

Ainda neste ano (2019), cerca de 2 mil crianças que vivem em Ferraz de Vasconcelos aguardavam uma vaga em creches. Neste mesmo ano, Biruta inaugurou uma unidade no bairro Sítio Paredão e prometeu, publicamente, que iria inaugurar mais três creches na cidade, no entanto, moradores dizem que não ouviram falar de nenhuma inauguração. Biruta foi questionado se realmente houve as inaugurações, quando foram e onde foram, no entanto, de novo ele não respondeu.

Casa Própria

Uma das promessas feitas pelo prefeito Biruta, em Ferraz, foi a implantação de um programa de moradias populares. Ao contrário disso, o conjunto Habitacional Morar Bem II, que fica no Jardim São Paulo, e segundo a previsão do Estado deveria ser entregue em 2009, continua abandonado. O empreendimento deveria acolher 187 famílias e o valor para construção destas casas chegou à época a R$ 3,9 milhões. Moradores ainda disseram que o local, por conta do abandono, foi diversas vezes invadido.

Segurança

Zé Biruta prometeu a revisão e regularização do efetivo da Guarda Municipal, no entanto, não soube informar quantos GCMs têm na cidade, e quando foi o último concurso público. Prometeu a instalação e manutenção do Centro de Controle e Câmeras em pontos estratégicos da cidade, por outro lado, Ferraz viu os índices de roubos crescerem nos últimos meses, já que lojas do centro foram alvo de criminosos durante a madrugada, e segundo os comerciantes locais, a cidade não é segura e não tem câmeras de segurança que funcionam. Zé Biruta não respondeu quantas câmeras a cidade tem, onde elas ficam e quantas funcionam.

Planejamento

O prefeito prometeu implantar o Tiro de Guerra na cidade, que seria um ‘braço’ do exército brasileiro, no entanto, moradores de Ferraz dizem que nunca viram nenhuma unidade do Exército na cidade. A gestão do prefeito foi questionada e não informou onde fica e quando foi criado o tiro de guerra.

Profissionalizantes

Zé Biruta prometeu implantar cursos profissionalizantes em Ferraz de Vasconcelos, por outro lado, nem ele e muito menos o pessoal de sua gestão informou quantas pessoas foram prestigiadas com estes cursos, onde estes cursos são ministrados e quantos já ingressaram no mercado de trabalho. O que leva a crer que mais uma vez Biruta preferiu silenciar-se diante dos questionamentos.

Esportes

Prefeito prometeu a modernização e adequação de equipamentos esportivos na cidade, no entanto, a GAZETA registrou no jardim São Paulo que uma academia ao ar livre está deteriorada e com equipamentos quebrados.

Turismo / Comércio

Prefeito Zé Biruta prometeu a criação do Parque Municipal de Ferraz, no entanto, ele não disse onde fica e nem mesmo quando foi criado o parque. A mesma coisa com relação ao Museu Municipal de Ferraz, ninguém disse onde fica e moradores disseram que não sabem nada sobre o suposto Museu. Biruta também prometeu a criação do Mercadão Municipal, mas segundo a moradora Anelira Oliveira, 71 anos, não tem nada disso na cidade.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*